VOCÊ É INCRÍVEL! – Ensinamentos do jovem Pong Re Rinpoche.

VOCÊ É INCRÍVEL!

Você não precisa de muito para ser incrível. Você não precisa ser bonito ou bonita, rico ou famoso, ter um carro grande, roupas caras ou um relógio da moda. Tudo que você precisa é de uma atitude positiva.
Pessoas que são positivas, que sorriem e fazem os outros sorrir, que são gentis – estas pessoas são realmente incríveis.

Não perca seu tempo com pena de si mesmo ou auto-rejeição e não espere por outro para resolver seus problemas. Assuma a responsabilidade por suas ações e erros.

Viva sua vida com confiança, seja diligente em buscar seus objetivos e ajude os outros o quanto puder. Você tem tantas possibilidades, então encare os desafios na vida com força e acredite em si mesmo e nunca desista, não importa o motivo.

Desta forma, cada dia pode ser incrível. Você é um ser humano, presenteado com a capacidade de aprender com seus erros, de melhorar e se tornar mais forte e melhor.

Acredite em mim, você é incrível.

 

MAS NÃO FINJA 

Não finja ser algo que você não é. Eu quero falar sobre o que é ”ser legal” hoje em dia e sobre confiança interior. Ser legal não é ter o mais recente iPhone, roupas de grife, carros caros, ou o que você acha que precisa para tornar-se legal. Ser legal é ter confiança interior  e confiança interior  vem de ser você mesmo. Sem confiança interior você pode fingir ser legal, mas isso não vai durar. Você pode ser capaz de mantê-lo por um tempo, mas você não vai se sentir satisfeito e provavelmente vai se sentir um pouco triste e solitário, porque as pessoas ao seu redor são atraídas para a pessoa que você está tentando ser, e você sabe que eles não estão realmente lá para a pessoa que você é. Por exemplo, uma menina que tem cicatrizes no rosto e sempre esconde-as com maquiagem. Um menino está atraído por ela e então um dia a vê sem maquiagem e deixa de sentir atração por ela. Você não pode esconder quem você é para sempre. Eu acho que grande parte do estresse das pessoas vem deste tipo de coisa.

Mas ser você mesmo não significa fazer o que quiser; um monte de pessoas não entendem o termo “ser você mesmo”, acham que significa fazer o que quiser. Mas não significa isso, não é assim que você deve entendê-lo. Ser você mesmo significa tentar o seu melhor, por isso, se você não pode ajudar os outros, pelo menos não os prejudique. Às vezes as pessoas são prejudicadas por quem somos ou o que fazemos e muitas vezes não podemos fazer muito sobre isso, mas o principal é que a sua intenção não seja a de prejudicar os outros. Por exemplo, se alguém está com ciúmes de você, então isso não é problema seu. Mas se você intencionalmente fazer alguém ciumento, então esse é um problema de ambos.

Ser você mesmo é ser quem você realmente é. Por exemplo, se roubamos alguma coisa, temos um sentimento de mal-estar ou culpa. Este é um sinal de que não estamos agindo de acordo com a nossa verdadeira natureza. Considerando que, quando agimos com compaixão e fazemos algo que ajuda os outros nos sentimos felizes e contentes, o que é um sinal de que estamos agindo de acordo com a nossa verdadeira natureza. Mesmo a pior pessoa do mundo tem um pouco de compaixão; eles ajudam aqueles que amam, um sinal de que a natureza básica de cada pessoa é boa.

Então, ao invés de se esforçar em manter sua imagem falsa, tente descobrir quem realmente você é, agindo de acordo com nossa verdadeira natureza.

MUDAR SEM MEDO

Estamos vivendo em um mundo com tantas distrações – uma sobrecarga de informações – com conflitos políticos e guerras, uma influência quase irresistível da indústria do entretenimento e redes sociais e vários tipos de sofrimento entre ricos e pobres. Podemos nos sentir impotente e incapazes de mudar qualquer coisa – seja em nossa própria vida ou na vida de outros.

Mas a verdade é que todo mundo, não importa a sua condição social, o quão rico ou pobre, ou que sexo, cor ou nacionalidade que sejam, tem o poder de trazer uma mudança positiva no mundo. Não subestime o poder de suas ações, o poder do seu discurso e, especialmente, o poder de seus pensamentos!

Nós não temos que esperar por quaisquer circunstâncias externas especiais para mudar a nossa vida para melhor – podemos ser a mudança em todos os momentos. Mesmo se não temos a capacidade material para ajudar os outros, podemos sempre mostrar uma preocupação real, cuidado e amor por eles. Devemos sempre tentar ser conscientes do nosso discurso e falar honestamente, gentilmente e agradávelmente com os outros, porque é isso que todo mundo necessita e quer.

Mas acima de tudo, devemos estar conscientes de nossos pensamentos. Por exemplo, falar suavemente não significa muito se temos pensamentos ruins ao mesmo tempo. Se tivermos pensamentos positivos e equanimes para com os outros, então a nossa fala e ações seguirão naturalmente. Como a base de todas as nossas ações é a mente, se formos capazes de pensar positivamente e olhar para os outros com compaixão, então tudo o que fazemos vai se tornar benéfico.

Podemos não ser capazes de salvar o mundo inteiro, mas vamos ser capazes de fazer as pessoas ao nosso redor felizes, que, então, interagirão melhor com as pessoas ao seu redor. Estamos em contato com tantas pessoas em nossa vida diária – nossos pais, parceiros, filhos, amigos, seu chefe, professores, colegas, vizinhos, os vendedores, o caixa nas lojas e assim por diante – e eles, por sua vez, com muitos outros, então imaginem o quão grande é a influência e o efeito que nossas ações podem ter sobre outras pessoas no mundo. Então continue praticando, porque você nunca sabe quantas pessoas você está inspirando.

O principal obstáculo que temos de realmente beneficiar os outros é a esperança e o medo – agimos na esperança de receber alguma coisa ou não agimos, porque temos medo de perder alguma coisa – e isso limita a nossa capacidade de ajudar os outros. Mas, na verdade,quem mais se beneficia por ajudar os outros é a nós mesmos. Como diz o ditado: “O que vai, volta” (“What goes around comes around“) que é o karma – toda a felicidade e alegria que damos aos outros invariavelmente se reflete e retorna a nós mesmos também, então por que não agir para ajudar os outros.

Mas isso não é e não deve ser a razão de ajudar os outros, mas sim pela compreensão e o saber que podemos desenvolver o destemor ajudando os outros, pois assim desapegar de nossos próprios interesses auto centrados. Então não se sinta desamparado, frustrado ou chateado. Somos todos especiais e dotados da capacidade maravilhosa de fazer deste mundo um lugar melhor. Não espere que uma mudança aconteça, seja a mudança.

ESTÁVEL E SÁBIO

A Verdadeira bondade e compaixão só podem surgir a partir de entendimento e da compreensão. Simplesmente colocar um sorriso falso no rosto, porque alguém disse para rir ou porque alguém esta olhando não vai trazer muito benefício. Já é bom se você pode controlar a si mesmo de uma forma que você não comece a brigar imediatamente quando você não gosta de alguém ou o comportamento de alguém é irritante pra você. Mas é ainda melhor se você é capaz de refletir mais profundamente sobre a razão pela qual você se sente perturbado e a razão pela qual você também pode incomodar alguém.

Um dos nossos principais problemas é o nosso egoísmo, somos muito egoístas e auto centrados. Digo egoísmo no sentido de que nós acreditamos em nosso ”eu”. Queremos ser felizes e obter tudo o que estamos esperando. Assim, somos infelizes e perturbados se algo não funciona do jeito que planejamos. Nosso humor é instável e depende de muitos fatores que dificilmente entendemos. Assim, os nossos sentimentos de alegria e tristeza são ainda mais imprevisível do que o clima.

Portanto, não devemos simplesmente suportar pessoas irritantes que nos rodeiam e situações difíceis em nossa vida. Às vezes é muito insensato permanecer inativo. Por exemplo, se sua casa pegasse fogo, seria muito tolo ficar dentro dela sem fazer nada só porque você acha que você tem que suportar a dor do calor. Para evitar que você e outros sejam prejudicados você deve correr, chamar os bombeiros, alertar seus vizinhos etc Sua compreensão e entendimento da situação ajuda você a saber sobre como agir.

É por isso que a bondade e a paciência precisam de uma verdadeira compreensão como base. Isso significa uma verdadeira compreensão sobre as causas de nossas diversas experiências, os sofrimentos de outras pessoas e de nós mesmos, a nossa ignorância e ilusões. Se tivermos essa compreensão nossa bondade será autêntica, imparcial, vasta e benéfica. E a nossa paciência vai ser firme, resoluta, alegre e sábia.

O que é meditação 

A palavra tibetana para a mediação é ‘gom’, que significa habituar ou tornar-se familiar. Assim, a meditação é um meio para se familiarizar mais com a nossa mente e como ele funciona. É um método para trazer a nossa mente de volta para a sua própria casa, que é a própria mente.

POR QUE MEDITAR

Meditamos para que nós não termos que meditar. Vou explicar: É como alimento para a mente. Por exemplo, nós comemos para que nós não tenhamos mais que comer, ou que não tenhamos mais fome.

O que queremos com a meditação é de se concentrar ou acalmar a mente. Por que? Porque estamos confusos, e em um estado de confusão, acabamos fazendo coisas que são prejudiciais a nós mesmos e aos outros.

Temos tantos pensamentos passando por nossa mente, a maioria dos quais nós nem sequer estamos conscientes. E não estar ciente deles, faz com que fiquemos presos neles o que resulta em emoções nocivas que têm um efeito negativo sobre a nossa mente. Esses estados negativos tornam-se então um padrão de comportamento e tudo o que fazemos torna-se afetados por eles e nos envolvemos em ações prejudiciais. Se entendermos isso, então podemos ver porque a mediação é útil.

É difícil para nós ver os processos mentais negativos que estamos constantemente envolvidos, mas mesmo se temos alguma consciência, somente reconhecer isso, não é o suficiente para dissolve-lo. Por isso precisamos de algum método para alterar este padrão ou hábito mental negativo, esse método é a meditação.

Através da meditação, não só reduzimos as nossas emoções negativas e padrões, mas podemos aumentar as nossas emoções positivas e atitudes.

Quando devemos meditar?

Meditação nos permite mudar, permite ser quem realmente somos, assumindo o controle de nossas vidas. O benefício e o resultado está em nossas mãos, por isso devemos meditar sempre que possível.

 Autor: Pong Re Rinpoche

 

Comentarios:

comments