3 mestres budistas foram perguntados sobre a homossexualidade… o que responderam?

Post atualizado em 30/01, com a fala em vídeo do Dzongsar Khyentse Rinpoche, um grande mestre butanês que fala para butaneses sobre homossexualidade.

“Sabem, vocês não podem considerar isso uma doença ou que é errado. Algumas pessoas gostam de queijo cottage outras de queijo suiço. É apenas isso. É a mesma coisa. E ainda há algumas pessoas que gostam dos dois.”

”Você não deveria ser “tolerante” (…). Você deveria respeitar. Tolerância não é uma coisa boa… se você “tolera” isso, significa que você pensa: “isso é errado, mas vou tolerar”. Você tem que ir além disso. Você precisa respeitar essa pessoa, de verdade.”

[Ative a legenda clicando no quadradinho no canto inferior direito do vídeo]


O Precioso Senhor da Dança, S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche, partilha sua opinião sobre a homosexualidade. Essa história foi retirada do facebook de um aluno que presenciou esse fato.

Uma senhora, após a palestra do lama sobre a diversidade da vida, perguntou:

– Mestre, o que é um homossexual?

Ele: – Um homossexual é uma pessoa que faz sexo com o mesmo sexo.

Ela: – Acho que o senhor não entendeu… Como o budismo vê o homossexualismo?

Ele: – Nós não vemos o homossexualismo. No budismo, não temos o costume de ver as pessoas fazendo sexo.

Ela [impaciente]: – Mestre, o que eu quero saber é a opinião do budismo sobre pessoas que fazem sexo com o mesmo sexo.

Ele: – Alguém pode dar opinião sobre quem não conhece? Você está falando em “pessoas”. Que pessoas?

Ela [quase louca]: – Qualquer uma! Qualquer uma!

Ele: – Todas as pessoas são milagres.

Ela [começando a espumar]: – O HOMOSSEXUALISMO É CERTO OU ERRADO?

Ele: – Atos homossexuais consensuais são atos de amor.

Tudo isso com a mesma expressão de quem vê um passarinho azul. Seguem-se aplausos e gargalhadas. Rinpoche sorri.

MAIS HISTÓRIAS DO SENHOR DA DANÇA

Este blog é fantásticos e conta muitas histórias sobre S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche, um mestre tibetano autêntico e reconhecido da linhagem Niygma.

Acesse: O senhor da Dança.


“Se duas pessoas realmente se sentem bem dessa maneira e ambos os lados concordam totalmente, então tudo bem”.  Dalai Lama também foi perguntado sobre  agressões contra lésbicas, gays, bissexuais e a comunidade LGBT. Ele respondeu ”Isso é errado”, ”É violar direitos humanos”.

— S. S. Dalai Lama


    ”O espírito do Budismo é a inclusividade. Olhando profundamente a natureza de uma nuvem, vemos o cosmos. Uma flor é uma flor, mas se olharmos profundamente para ela, veremos o cosmos. Tudo tem um lugar. A base, o fundamento de tudo, é o mesmo. Quando você olha para o oceano, você vê diferentes tipos de ondas, muitos tamanhos e formas, mas todas as ondas têm a água como seu fundamento e substância.

Se você nasceu gay ou lésbica, o fundamento do ser é o mesmo que o meu. Nós somos diferentes, mas compartilhamos o mesmo fundamento do ser. ”
— Thich Nhat Hanh

 

Comentarios:

comments

    • Fernando

      Isso é faltade informação ou falta de caráter? Se for a primeira opção, ainda podemos corrigir:

      Homossexualidade existe antes da Revolução Industrial, então a sua relação de causa-efeito está completamente equivocada. Para entender a homossexualidade, um pouco mais de pesquisa. Sugiro aqui alguns temas: Dois-espíritos, motsoalle, guerreiros Zandes, Khnumhotep e Niankhkhnum, a história Bíblica entre Davi e Jonas etc.

      Existem diversos outros termos, mas creio que a partir desses você vai acabar encontrando. Claro, isso se seu caso for falta de informação, se for falta de bom caráter eu não posso ajudar muito.

      • Aécio

        Fernando. Acho que houve um equivoco na forma do Santini se expressar e da sua parte em nao ter achado que foi falta de caráter. Entendo que foi uma falha na forma de se expressar, até porque eu concordo com ambos argumentos. Bem, ao meu ver Santini tem razão no que diz, quando escreve duas coisas, que são: Primeira coisa é a mudança da alimentação pelos industrializados,É a guerra biológica dos alimentos industrializado que o seu objetivo é exterminar nossa espécie por doenças e procriação. Esta é uma guerra que já perdemos. Realmente é isso, mas ele nao quis dizer que foi então que aconteceu o homossexualismo. Entendo que ele quis dizer que daí aumentou o numero de casos e vemos isso hoje em dia. Realmente estão modificando nossos alimentos com propósitos pré definidos, dentre estes, a aplicação de hormônios femininos. E também, está correto quando diz que é uma guerra perdida, porque realmente querem reduzir a população mundial e fazem por traz das cortinas, o povo nao acorda e ja estão bem avançados nisso. A própria vacina HPV para meninas tem haver com isso. Portanto nao deixe as pessoas que voce quer o bem se vacinar. Os temos sugeridos por você são realmente exemplificadores. O problema é a guerra que se cria com o assunto, tudo isso planejado para distrair o povo da realidade, para criar divergências, assim eles podem continuar arquitetando o planos dele. Eles quem? pesquise voce também a data: 01/05/2014. Caso você ainda nao esteja familiarizado. Espero ter ajudado a eliminar os ruídos que presenciei na argumentação.

      • Fernando

        Aécio, espero que veja minha resposta.

        Continuo discordando completamente dessa conclusão. O suposto aumento do número de homossexuais após a revolução industrail não tem nenhuma relação com a revolução industrial em si. Essa é uma falácia comum chamada de Correlação de coincidência (ou post hoc).

        Por exemplo: O consumo do pãozinho franncês aumentou 20% nos últimos 10 anos Brasil. No mesmo período, o desempenho dos estudantes caiu drásticamente. Conclusão: O aumento no consumo de pãozinho causou o baixo desempenho dos estudantes. Entendeu? Não há relação nehuma, mesmo que – supostamente – um evento tenha acontecido ao mesmo tempo/depois que outro.

        O argumento é tão absurdo que chega a falar exatamente o oposto do que realmente aconteceu em relação ao crescimento populacional. Ao contrário do que ele disse, o crescimento populacional sofreu uma explosão após a Revolução Industrial, e uma tem relação direta com outra.

    • André Luis

      Querida Josiane Paula Borges, se você me diz que não se pode desassociar o homossexual da prática homossexual, então como se diz por aí que Deus ama o pecador mas abomina o pecado? Há uma contradição nisso. Nós é que estamos enganados com o que as escrituras chamam de pecado. Novamente insisto em dizer que pessoas usam as palavras de Jesus somente naquilo que as convêm. Para falar a verdade não vejo nem razão para discutir esse assunto num site budista, afinal não sou budista mesmo.

    • André Luis

      Repito também que você parece não ter conhecimento histórico.

    • André Luis

      Parabéns, palavras filosóficas porém sem nenhum conteúdo de democracia, e com uma pitada de rancor por não aceitar uma opinião diferente. Agora eu é que sou o discriminado.

    • Rik

      Diego, não sou de ficar escrevendo coisas na internet porque criam mais polêmica do que esclarecimento, mas muita gente sofre e tem sofrido por causa da ignorância que assola o mundo, o que é muito triste. Se você faz esse tipo de pergunta é porque dá mais importância aos outros do que a você mesmo. Todos nascemos com um temperamento. Temperamento é do Espírito. Já nasce com você é como uma substância da qual você feito. Para facilitar o entendimento, é como se alguns fossem feitos de madeira e outros feitos de metal. Tem cachorrinhos que nascem agressivos outros mais amigos de crianças, algo assim. Personalidade é algo mutável. Você forma de acordo com sua educação, sua cultura e etc.. Se você vai contra seu temperamento (que é da Alma) para se ajustar a uma personalidade que nada tem a ver com ela, você criará trevas, dor e sofrimento na sua vida. Se pelo contrário você seguir aquilo que é a vontade de sua Alma você irá ser pleno de felicidade. A Alma, que é o Deus em você é a responsável pelo sentir. Tudo que você faz com a Alma faz você ficar no Bem (se sentir Bem). Do contrário, só vai sentir sofrimento.
      Você é homossexual porque é sua essência, sempre foi assim, ou é para se ajustar ao que os outros querem de você. É do seu temperamento ou você está copiando aquilo de alguém? O inferno, meu amigo, é quando você dá importância demais ao que os outros pensam e esquece de sua Alma que veio aqui para viver, experienciar e realizar. Você não veio aqui para ser igualzinho a todo mundo. Não existe nada no Universo igual. Tudo é único. Se tudo fosse igual o Universo seria pobre. Já ouviu dizer que Deus quando fez o Mundo tinha mania de Grandeza? Você já imaginou que pobreza se todas as aves da Amazônia fossem pardais? Você sabia que diferente do que tentaram fazer crer, a homossexualidade ocorre na natureza entre várias espécies, como leões, baleias, pombos, cães, apenas para dar alguns exemplos? Você acha que tem sentido Deus criar o Mundo e achar que tudo é perfeito e derrepente condenar as espécies por homossexualismo? Suas experiências dizem respeito apenas a você. Seja feliz e diga: -bobagem, o que importa sou eu e viva uma vida no Bem. Para o inferno todos aqueles que gostam dele e que acreditam nele. E outra coisa, alguém não vai gostar de nada disso. Por isso, vá ler estudar e tirar suas próprias conclusões. E se discordar, pode jogar tudo que falei no lixo e seja feliz. Muita Paz.

  • J.Vilsemar Silva

    Tem aquele homossexual ou lésbica que já nasceu assim, deve de ser respeitado(a) em todos os sentidos. Tem aquele(a) que foi induzido(a) desde a tenra idade a ser assim e pode entrar em conflito, este deve procurar ajuda para resolver o impasse. Não se deve descartar a imposição de vacinas, de hormônios disseminados na alimentação e outros produtos sutis modernos que acabam influenciando na formação do próprio feto e, por conseguinte, na atração sexual pelo mesmo sexo. Tudo isto deve de ser fundamentado e pesquisado a fundo para que a verdade prevaleça. De qualquer maneira, todos devem de ser respeitados e não discriminados. Em contrapartida, essas minorias organizadas em movimentos ideológicos também devem de respeitar os heterossexuais e suas famílias que são diferentes deles e não tentar implantar uma espécie de ditadura para transformar as novas gerações em bissexuais com o intuito de eliminar a homofobia.