Dhamma Brothers | Um documentário sobre a 1ª prisão americana a oferecer meditação vipassana

Por trás dos muros altos da prisão de segurança máxima de Donaldson, no Alabama, vivem mais de mil homens, todos eles servindo penal perpétua em uma prisão que nunca poderão sair. Mas para alguns desses prisioneiros esta situação mudou completamente graças à criação do programa de meditação Vipassana.

Donaldson é um conhecido por ser um presidio barra pesada: abriga os condenados à prisão perpétua e à pena de morte no Estado do Alabama, é um dos que registra o maior índice de violência entre detentos nos Estados Unidos e sofre com falta de estrutura e pessoal.

É conhecido como “A Casa do Sofrimento” do sistema prisional norte-americano.

A ideia de trabalhar a meditação entre os presos foi do psicólogo Dr. Ron Cavanaugh. Ele havia lido sobre essa experiência na Índia e resolveu testá-lo em território norte-americano.

Visto inicialmente com ceticismo entre os funcionários e os próprios presos, o experimento acabou dando um resultado que ninguém esperava. Além disso, o documentário é questionado sobre se o método de punição nas prisões é realmente eficaz ou se, pelo contrário, existem maneiras de reabilitar estes homens.

 

Este magnífico documentário nos aproxima às histórias de 36 detentos que optam por se submeter este projeto sem precedentes, entregando-lhe, emocionalmente e mentalmente. Confira o vídeo abaixo:


Tem interesse em fazer o curso Vipassana de 10 dias? Acesse aqui e confira o local e datas mais próximos.

Mais…

Como a meditação reabilitou presidiários na maior prisão da Índia: Tempo de Espera, Tempo de Vipassana

O inimigo sou eu, o relato de um retiro de 10 dias de meditação.

Comentarios:

comments