Onde está o amor na resistência de hoje em dia? Robert Thurman

“Aqui no mundo, a raiva nunca é pacificada pela raiva. É pacificada pelo amor. Esta é a verdade eterna. Alguns não percebem que todos estamos indo para a morte. Aqueles que percebem isso irão harmonizar suas brigas… Felizes nós vivemos amigáveis em meio aos inimigos. Entre os homens que odeiam, nós nos livramos do ódio… Eu o chamo de cocheiro o que retém a raiva que se levantou como se segurasse uma carruagem desviada. Outros são apenas detentores de rédeas ”.
Dhammapada, O Caminho da Verdade, (trad. Sangharakshita), I, 5-6; XV, 1; XVII, 2

Se eu tivesse conhecido as palavras do Buda Shakyamuni na minha juventude, eu poderia ter poupado a mim e aos outros de muitas mágoas pós-raiva. É claro que Jesus diz exatamente a mesma coisa, que eu devo ter ouvido, mas muitas vezes falhei em entender e praticar. Nós tendemos a pensar que estas e outras instruções dos professores iluminados de que devemos viver em amor, erradicar o ódio e a raiva e assim por diante, são realmente muito agradáveis, mas irrealistas e impraticáveis.

A definição budista de “amor” (maitrī) é a vontade para a felicidade daquele que se ama, sempre emparelhada com compaixão (karuṇā), a vontade de libertar aquele com o qual empatizamos do sofrimento. Sob essa definição, “ame seu inimigo” é eminentemente prático. Seu inimigo é seu inimigo apenas porque eles o vêem como um obstáculo para a felicidade deles. Eles querem ser felizes e portanto, naturalmente, odeiam você. Se o seu inimigo estivesse feliz sem incomodar você, ele não se importaria mais em ser seu inimigo.

Amar seu inimigo é fazer um novo amigo. No cosmos budista de interminável interligação com toda vida – vida após vida – matar seu inimigo é fazer um inimigo pior. Eles retornarão em outra forma de vida e atacarão você ainda mais. Tornar-se iluminado significa descobrir a força do amor e assim, tornar-se o melhor amigo de todos os seres sensíveis.

Eu cresci com uma imagem de mim mesmo como tendo um temperamento muito forte, que parecia me servir na turbulência de uma família bastante teatral com dois irmãos – um mais velho, um mais novo. O mais velho me empurrou pelos meus primeiros doze anos, então eu adquiri o hábito de criar emoções extremas e atos ameaçadores para defender meu corpo de ataques.

Mais tarde, perder a paciência me custou algumas amizades, e parte dos meus intensos anos de adolescência e início dos 20 anos teve a ver com a tentativa de encontrar entendimentos psicológicos e disciplinas práticas para controlar as emoções negativas. “Eu preciso de uma ‘yoga para as emoções!'” Era o que eu dizia quando eu tinha 20 anos, enquanto eu estava desistindo de uma família amorosa e estudando em Harvard para a peregrinação de um buscador espiritual à Índia.

Por fim, encontrei o Dharma do Buda e meu muito gentil e capaz professor de sua realidade, seus ensinamentos e seus yogas para a mente – suas noções e emoções. Embora eu tenha aprendido muito rapidamente, percebendo imediatamente um caminho eficaz que leva ao autocontrole e à paz, não o usei bem no início. Eu o confundi com uma rota de fuga das situações da vida. Achei que a única maneira de fugir das dores da raiva era fugir de qualquer situação que pudesse provocá-la. Eu estava procurando por algo de fora, algum “nirvana” onde não havia nem eu nem ninguém com quem ficar com raiva.

Eu tinha um excelente professor, o qual chamamos em tibetano de meu “professor raiz”, um idoso lama da Mongólia que era muito prático e profundamente instruído, também realista e definitivamente bastante psíquico. Quando ele me sentia meditativamente saindo do corpo e em minha imagem de um estado nirvânico de calma, ele aparecia no meu quarto ou no meu esconderijo do lado de fora, debaixo de uma árvore, e me interrompia. “Ei, agora o que você está fazendo, qual é o uso? Medite mais tarde, vamos fazer isso ou aquilo! “Ou” Por que você não faz uma pausa e dorme um pouco? ”

Eu não percebi quando ele disse “mais tarde”, ele quis dizer muito mais tarde – na verdade, depois que eu aprendi muito mais sobre o que esperar lá dentro, nos reinos internos de experiências meditacionais avançadas. Tive sorte, eu não percebi, como eu poderia ter fugido, não acreditando que eu precisaria de tanto estudo antes de impacientemente lançar minha mente para fora deste mundo. Os estados quiescentes que eu estava inclinado a explorar eram tão atraentes, pareciam tão poderosos e deliciosos. É preciso uma sofisticada psicologia yoguica que ainda não temos no ocidente para entender isso.

É importante primeiro cultivar mais a já imensa capacidade de amor e compaixão que nos permitiu tornar-nos humanos. Nós evoluímos meticulosamente para cima após viver em encarnações de animais mais voltadas para o egocentrismo. O amor pode ser cultivado de forma mais eficaz antes de se entregar excessivamente a estados quietistas e dissociados, através de meditações de serenidade unidirecionais.

Sua Santidade o Dalai Lama é meu modelo no meu esforço para cultivar esse tipo de compaixão. Conhecê-lo de perto por um longo tempo é o que me fez sentir que é possível. Trabalhei recentemente com uma equipe para criar uma história de vida ilustrada do Dalai Lama. No processo, fiquei ainda mais inspirado pelo foco renovado em como ele respondeu durante décadas à inimizade muito agressiva e opressiva do Partido Comunista Chinês, com suas tropas invasoras e ocupantes e colonizadores. Ele escolheu ações não violentas de corpo, fala e mente. Ele constantemente pediu o diálogo para buscar soluções razoáveis, e ele fez esforços extenuantes para fazer esse inimigo feliz secretamente protegendo-o da obliteração, apoiando sua busca por riqueza e até encorajando seu desejo de emergir no mundo com a dignidade restaurada de uma grande nação. Ele queria que seus inimigos fossem felizes. Ele ensina como eles poderiam ser muito mais se eles deixassem de dominar e destruir o seu povo tibetano, outras “nações minoritárias” sob eles e até mesmo seu próprio povo.

Ele não pediu uma guerra de libertação da invasão maciça chinesa e sua ocupação colonial com intenção etnicida. Ele nem sequer aprovou uma campanha proposta para um boicote econômico em um momento em que ele poderia ter feito e se tivesse, teria feito uma grande diferença no desenvolvimento da China. Em várias ocasiões, ele evitou forçar sua presença sobre os líderes chineses e geralmente absteve-se de condená-los por suas falsidades, atrocidades, opressões e persistente intransigência. Ele, quando apropriado, fala sem medo da verdade ao poder de maneira civilizada, gentil e até mesmo humorística.

Em nosso atual tempo de terrível governo, em todo o planeta, quando os governos oligárquicos tendem a prejudicar seus súditos quase mais do que seus inimigos, precisamos resistir e nos rebelar politicamente, mas de forma não-violenta, corajosa mas gentil, e até com humor e atenção para permitir os opressores manterem as aparências enquanto aprendem a ceder. Em vez de ficarmos amargurados de raiva contra o inimigo, podemos amar nossos inimigos, encontrando alegria em pensar em como beneficiá-los.

O que é “raiva”, afinal? É um vício mental que surge de um sentimento de fraqueza em uma situação onde algo está acontecendo e eu não gosto ou algo que eu gosto está sendo impedido de acontecer. Sua dependência vem de sua energia, que temporariamente me faz sentir mais forte. Biologicamente, é a famosa síndrome de luta ou fuga das glândulas supra-renais e do cortisol. É prejudicial, como uma substância viciante, porque eu estou ainda mais enfraquecido depois da correria, e geralmente pioro a situação agindo de formas inábeis no calor do momento.

O grande Shāntideva, o inspirador profundo do Dalai Lama, diz que a raiva surge de um sentimento de frustração, que cria desconforto mental, que eventualmente explode como fogo destrutivo. Seu grande ensinamento secreto é manter bom ânimo, não importa com o que, pois isso impede a frustração que é o combustível da raiva. “Se você pode fazer algo a respeito de algo ruim, faça isso e não perca seu bom humor! Se você não pode fazer nada a respeito, por que perder o seu bom humor em cima disso?”

Hoje, precisamos de uma resistência alegre, uma revolução alegre, nunca com raiva, nunca violenta. Que o povo já tem essa idéia de forma muito ampla foi mostrado pela maravilhosa Marcha das Mulheres em Washington, com milhões dizendo não aos abusadores de ódio enquanto usavam “chapéus de vagina” para mostrar seu bom humor.

Na medicina budista, a raiva mental se conecta com a energia biliar física, associada ao fogo, à acidez e ao calor. Quando mantido em equilíbrio, conecta-se também à inteligência e à perspicácia analítica. Nas yogas tibetanas, a raiva canalizada pode ser transformada no furor de fogo (gtum mo, chaṇḍa), o calor interior físico que permitiu a Milarepa e outros yogis do Himalaia viverem confortavelmente quase nus nos invernos congelantes da montanha. O principal objetivo de tal furor de fogo não é aquele sistema de aquecimento externo, mas sim o derretimento mais concentrado dos “neurotransmissores alegres” internos para trazê-los do cérebro para fluir alegremente ao redor do sistema nervoso.

Em última análise, a raiva não é ruim – é apenas a nossa desconsiderada dependência de sua força ilusória que nos faz permitir que ela nos acolha e nos use como sua ferramenta – isso é ruim. Podemos nos libertar de sermos oprimidos e usados pela raiva, desenvolvendo nossa tolerância natural, sensibilidade e gentileza. Então precisamos também descobrir como usar a energia que recuperamos da raiva para alimentar nossa compaixão. Amor bruto, compaixão feroz – estas são ferramentas críticas para usar em transformar o mundo para o positivo.

Isso nos dá uma raiva não violenta, raiva alegre, compaixão feroz, amor bruto. É isso que a vida do Dalai Lama nos proporciona como exemplo e inspiração. E é isso que agora precisamos praticar para finalmente conseguir que os governos representem a vontade das pessoas, em vez de idéias irrealistas de alguns oligarcas ultrapassados.

Paz e bom ânimo são o caminho. O positivo é o caminho e o objetivo. O amor é “a força” que Yoda nos incita a confiar e fluir. É a luz inquebrável e clara do vazio que a ciência física do Buda descobriu há muito tempo, e é o reino inconcebível do campo super-micro-nano quântico, abaixo de qualquer dualidade onda-partícula, onde a mente aberta é a única energia mais sutil que combina paz extrema com a energia feliz da criatividade amorosa.

Do Buda a Yoda, tudo no mundo nos diz como ir com essa força do amor, o lado da luz que ilumina até mesmo o lado sombrio do ódio – para dar paz, ser paz e apreciá-la ao lado de todos.

 

Texto postado originalmente em On Being e traduzido por Daniele Vargas.

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