SOBRE O SITE | COLABORAR CONOSCO

Olá, meu nome é Luís, e em 2013 tive a ideia de compartilhar em um blog trechos do livro “Felicidade – A prática do Bem Estar” do Matthieu Ricard. Essa motivação surgiu pois aqui em casa, desde 2009 com minha família, temos o hábito de ler este livro toda sexta-feira, ainda que ultimamente temos sido um pouco relapsosEntão, percebendo o benefício destas leituras, resolvi disponibilizar alguns trechos on-line.

Com o tempo, passamos a alternar a leitura com outros títulos que também tenham uma abordagem secular dos ensinamentos budistas (já lemos “O Salto” da Pema Chodron e “Iluminação Diária” do Gyalwang Drukpa). Então, naturalmente, passei a também postar no blog trechos de outros autores e também a traduzir matérias e vídeos para o português, assim se tornando o que vocês podem ver hoje. 

Muitos vídeos e traduções foram feitos em colaboração com amigos que compartilham a aspiração de ajudar a todos aqueles que têm algum interesse pelo budismo mas que não dominam o inglês. E recentemente, o Padma Dorje escreveu para o site uma série de textos originais, o que é muito importante também.

O objetivo deste site (ou blog?) é reunir conteúdos ligados ao budismo, como trechos de livros, traduções de matérias publicadas em veículos de comunicação budistas internacionais e palestras de grandes mestres em vídeos legendados para o português. A ideia é que pessoas interessadas no budismo possam ter acesso a estes materiais e informações que muitas vezes são difíceis de achar.

Claro, a maioria dos trechos e textos publicados aqui servem para qualquer pessoa, budista ou não, interessada no budismo ou não; como diz o Dalai Lama: “Eu não estou interessado no surgimento de mais budistas. Meu interesse é apresentar conceitos budistas que sejam aceitáveis e úteis para pessoas de todas as crenças religiosas e para aqueles sem qualquer fé religiosa.” E isso é muito importante. Mas, para quem quer realmente praticar e deseja conhecer esse caminho,  minha dica é procurar uma sangha e um professor. Sou super iniciante e me sinto bem prepotente em escrever “dicas” mas estas são bem essenciais. Tentei reunir neste link, algumas sanghas no Brasil, das mais diversas linhagens e escolas. Costumo frequentar o CEBB e também tenho ligação com linhagem Drukpa e a KTT

Quando meu irmão mais velho começou a se interessar pelo budismo, eu ainda era pequeno e acho que a primeira coisa que ouvi de budismo foi ouro: a série de áudios do Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre o texto clássico ”O Caminho do Bodisatva” que ele escutava no carro. Naquela época eu não dava muita atenção, mas depois passei a ouvi-los em looping enquanto dirigia. Depois foram os vídeos do Alan Wallace, do Lama Padma Samten e do Lama Tartchin e assim foi nascendo meu interesse pelo dharma. 

Hoje em dia são muitos os professores que passam pelo Brasil para dar ensinamentos, além dos professores brasileiros que já estão aqui, é claro. Então, eles estão ai pra gente, basta nos movermos. E quando me perguntam, eu procuro citar os professores que tive alguma conexão até agora, seja em retiros ou simplesmente por assistir horas e horas de ensinamentos deles pela internet (novamente, super prepotente pra um iniciante recomendar algo, mas quem mandou eu inventar de criar um blog, né?), são eles: Lama Padma Samten, Lama Jigme Lhawang, Lama Karma Tartchin, Monja Eishun, Monja Isshin, Dzongsar Khyentse Rinpoche, Alan Wallace, Matthieu Ricard, Jetsunma Tenzin Palmo, Pema Chödrön, Thich Nhat Hanh, Mingyur Rinpoche, Chagdud Tulku Rinpoche, Dilgo Khyentse Rinpoche e Sua Santidade Dalai Lama. 

Recomendo também alguns sites que costumo acessar, que tem desde o foco nessa questão da compreensão do mundo interno, transformação, meditação até o foco sobre o budismo: Darma Info, O Lugar, Tzal, o site do CEBB, o site da linhagem Drukpa, Sobre Budismo, PdH, Equilíbrio, Nao2Não1, O Esquema, Os Arquivos de Berzin, o site para acompanhar o trabalho do Gustavo Gitti,  Budismo Petrópolis, o site para acompanhar o trabalho do Fábio Rodrigues, Lúcida Letra, o grupo do Facebook do Budismo Drukpa onde o Lama Lhawang responde diversas perguntas (solicite a participação)O Pico da Montanha é onde estão os meus pés e o site da Revista Bodisatva. 

Mais budismo…

Livros: 

Colaboradores

 Se você curte o trabalho e quer fazer uma doação, basta clicar na figura abaixo. A colaboração que sugiro é de 9,90 / mês pois imagino que seja um valor baixo e que com algumas pessoas colaborando já seria suficiente para cobrir custos do site:




Quem se interessar em fazer trabalhos de tradução, será sempre bem vindo, e para isso basta entrar em contato através do e-mail budavirtual@gmail.com

Então, acho que é isso. Nos vemos por ai! :)

  • Fernando

    Ola Luís e equipe do Buda Virtual.

    Estamos retomando um grupo de estudos de Meditação Prática Orientada na cidade de Florianópolis/SC
    Tenho me inspirado em alguns materiais do site para nossas práticas semanais.

    Gostaria de me colocar a disposição para expandir estes ensinamentos e práticas milenares a todos que desejarem.

    Um forte abraço e parabéns pelo belo trabalho!

    Fernando Hanke

    fernandohanke@gmail.com

    fernandohanke.wix.com/coaching

    http://www.facebook.com/FernandoHankeCoaching