Como Alimentar os Seus Demônios Lama Tsultrim Allione

Lama Tsultrim Allione nos ensina uma técnica inovadora para tornar demônios interiores em amigos.

Alimentar seus demônios em vez de lutar contra eles contradiz a abordagem convencional de combater o que quer que nos atormente. Entretanto, acaba por ser um caminho notavelmente eficaz de integração interior.

Demônios (maras, em Sânscrito) não são monstros sanguinários nos esperando em cantos escuros. Demônios estão dentro de nós. Eles são energias que experimentamos diariamente, tais como medo, enfermidade, depressão, ansiedade, trauma, dificuldades de relacionamento, e vício.

Qualquer coisa que drene nossa energia e nos impeça de estarmos completamente despertas é um demônio. A abordagem de dar forma a estas forças internas e alimentá-las, em vez de combatê-las, foi originalmente proposta pela professora de Budismo Tibetano do séc. XI, Machig Labdrön (1055–1145). A prática espiritual que ela desenvolveu foi chamada Chöd, e promoveu resultados tão impressionantes que tornou-se bastante popular, espalhando-se vastamente pelo Tibete e além.

No mundo atual, sofremos de níveis recordes de aflições internas e externas. Nós nos encontramos cada vez mais divididas, interna e externamente. Precisamos de um novo paradigma, uma nova abordagem dos conflitos. A estratégia de Machig de nutrir em vez de lutar contra nossos inimigos internos e externos oferece um caminho revolucionário para a resolução de conflitos e leva à integração psicológica e à paz interior.

O método que desenvolvi, chamado Alimentando Seus Demônios™, baseia-se nos princípios de Chöd adaptados para o Ocidente. Aqui vai uma versão resumida da prática, em cinco etapas.

1ª Etapa: Encontre o Demônio em Seu Corpo

Após gerar uma motivação genuína de praticar para o benefício próprio e de todos os seres, escolha com que demônio você quer trabalhar. Escolha algo que você sente que está drenando sua energia no momento. Se é um problema de relacionamento, trabalhe pensando que o demônio é a sensação que surge em você nesse relacionamento, não a outra pessoa.

Tendo em mente o demônio com que escolheu trabalhar, quiçá lembrando-se de um evento em particular que ele surgiu com força, vasculhe seu corpo e pergunte: Em que parte de meu corpo o demônio se manifesta com mais força? Qual é a sua forma? Qual é a sua cor? Qual é a sua textura? Qual é a sua temperatura?

Então intensifique a sensação.

 

2ª Etapa: Personifique o Demônio

Permita que essa sensação, com sua cor, textura, e temperatura, saia de seu corpo e personifique-se em sua frente como um ser com membros, um rosto, olhos, e assim por diante.

Perceba o seguinte a respeito do demônio: tamanho, cor, a superfície de seu corpo, sua densidade, gênero, se ele tiver algum, seu caráter, seu estado emocional, o seu olhar, algo a respeito do demônio que você não havia visto antes.

Então faça as seguintes perguntas ao demônio: O que você quer? O que você precisa de verdade? Como você se sentirá quando obtiver o que realmente necessita?

 

3ª Etapa: Torne-se o Demônio

Troquem de lugar, mantendo seus olhos fechados o tanto quanto possível. Reserve um intervalo de tempo para se colocar no corpo do demônio. Sinta como é ser o demônio. Do ponto de vista do demônio, perceba a aparência de seu eu normal. Responda a essas questões, com a voz do demônio: O que eu quero é… O que eu preciso de verdade é… Quando eu obter aquilo que realmente preciso, eu me sentirei… (Preste bastante atenção nesta resposta.)

 

4ª Etapa: Alimente o Demônio e Encontre sua Aliada

Separe um instante para voltar para o seu próprio corpo. Veja o demônio em posição oposta à sua. Então transforme o seu corpo em néctar. O néctar tem a natureza da sensação que o demônio experimentaria quando obtivesse o que necessita de verdade (i.e. a resposta da terceira pergunta). Perceba a cor do néctar.

Imagine que este néctar move-se na direção do demônio, nutrindo-o. Perceba como o demônio o absorve. Você tem uma estoque infinito de néctar. Alimente o demônio até que se sacie por completo. Isto pode levar algum tempo.

Perceba se há um ser presente quando o demônio se saciou por completo. Se houver um ser presente, pergunte-o: “Você é a aliada?” Se for, você trabalhará com essa entidade. Senão – ou se não houver outro ser presente após alimentar o demônio até sua perfeita saciedade –, convide a aliada a se manifestar.

Quando ver a aliada, perceba todos os seus detalhes: tamanho, cor, a superfície de seu corpo, sua densidade, gênero (se ela tiver algum), seu caráter, seu estado emocional, o seu olhar, algo a seu respeito que você não havia percebido antes.

Quando você se conectar de verdade com a energia da aliada, faça as seguintes perguntas: Como você me ajudará? Como me protegerá? O que me promete? Como posso encontrá-la?

Troque de lugar e torne-se a aliada. Separe alguns momentos para se colocar no corpo da aliada e perceba a sensação de estar em seu corpo. Como seu eu original aparenta ser do ponto de vista da aliada? Quando estiver pronta, responda a essas questões, com a voz da aliada: Eu a ajudarei de forma tal… Eu a protegerei de forma tal… A promessa que eu lhe faço é… Você pode me encontrar de forma tal…

Separe um tempo para retornar ao seu próprio corpo e veja a aliada em sua frente. Olhe dentro de seus olhos e sinta a sua energia espalhar-se em seu corpo.

Agora, imagine que a aliada se dissolve, transformando-se em luz. Perceba a cor desta luz. Sinta-a se espalhando em você e traga esta luminosidade para cada célula de seu corpo. Preste atenção na sensação que a energia da aliada preenchendo seu corpo transmite. Agora, você, com a energia da aliada preenchendo seu corpo, também se dissolve.

 

5ª Etapa: Descanse em Atenção Plena

Repouse em qualquer que seja o estado presente após a dissolução. Espere até que pensamentos discursivos recomecem, então, gradualmente, volte a seu corpo. Com o abrir de seus olhos, mantenha a sensação da energia da aliada em seu corpo.


Alimentando Seus Demôniosé um processo criado e desenvolvido por Lama Tsultrim Allione. © Tara Mandala. Para mais informações e treinamento em Alimentando Seus Demônios, visite taramandala.org. Artigo traduzido do original em inglês publicado em Lions Roar. 

SOBRE A LAMA TSULTRIM ALLIONE

Lama Tsultrim Allione é fundadora do centro espiritual Tara Mandala em Pagosa Springs, Colorado, e autora de Women of Wisdom and Feeding Your Demons. Em 1970 ela tornou-se uma das primeiras mulheres estadunidenses a se ordenar na tradição do Budismo Tibetano. Em 2009 ela foi agraciada com o Outstanding Women in Buddhism Award.

Comentarios:

comments