Shamatha e Vipasyana Kalu Rinpoche

“Hoje em dia, muitas pessoas não entendem o significado de Shamatha e Vipasyana. Eles pensam que meditam, mas em suas mentes não há clareza. Eles meditam alguma coisa, mas na verdade não sabem pra onde estão indo; então eles afirmam que praticam Shamatha. E muitas pessoas até pensam que reconheceram a natureza da mente naquele momento, o que é chamado de Vipasyana. Na verdade, isso nem sempre é verdade.

Um problema é que quando as pessoas falam sobre Shamatha, elas tem muita expectativa. E elas se concentram muito no que sentem após a prática. No entanto, se você se concentrar no que sente após a prática, você não está fazendo a prática correta de Shamatha. E você está passando por uma expectativa errada. Eu acho que não há nada de errado em ter expectativas. Mas se você esperar muito ou imaginar que todos os resultados esperados (como “me sinto bem comigo mesmo, me sinto quieto em minha mente”) vem apenas no final da prática e você se concentra tanto nesses bons sentimentos sobre si mesmo, então o seu ego se torna ainda mais forte do que antes e a cadeia de pensamentos se torna sua amiga novamente.

Outro problema é que hoje em dia as pessoas esquecem de reconhecer a cadeia de pensamentos quando afirmam que praticam Shamatha. Elas também podem se sentir um pouco mais pacíficas porque receberam os ensinamentos em um bom lugar, em bom ambiente, com pessoas boas ao seu redor. E então elas pensam que os sentimentos agradáveis ​​provêm do estado de Shamatha. Não é tão simples. Quando o professor ensina parece fácil, porque vem de anos de experiência. Os professores apenas fazem os ensinamentos curtos e simples para que os alunos possam entender. Mas para acumular sua própria experiência, você precisa de mais entusiasmo e paciência nessa direção. E no início, o que realmente acontece é provavelmente que a corrente de pensamentos continua em sua mente, sem ser reconhecida.

Ao falar sobre reconhecer os pensamentos, quero compartilhar minha própria experiência aqui com você. No começo, eu não tinha ideia do que é a cadeia de pensamentos até que meu mestre de retiro apontou para mim. Ele me disse: “Tudo o que está acontecendo em sua mente, tudo o que você está sentindo, pensando, com tantos objetos diferentes, tantas coisas diferentes em sua mente, essa é sua cadeia de pensamentos. Reconheça.” Essa é a primeira vez que eu reconheci isso. Eu apenas me senti muito chateado. Sentia como se visse uma enorme montanha na minha frente, tão alta que seria incapaz de escala-la. Essa foi a minha primeira impressão disso. Eu senti que não conseguiria lidar com isso. E eu disse para mim mesmo que era demais para mim. Sim, eu era sincero comigo mesmo. E a propósito, acho que todos os alunos devem ser honestos consigo mesmos. E depois de meses e meses de prática, com acumulação de práticas positivas, então lentamente você sentirá um pouco de paz em sua mente.

Durante anos de prática, quando senti um pouco de paz em minha mente, nunca me disse que consegui qualquer coisa. Eu continuei me dizendo que eu tinha um longo caminho a percorrer. E então quando eu estava mais consciente de não apenas da paz da minha mente, mas também o estado do meu corpo, fala e mente, do que eu penso, do que eu digo e como eu me comporto, mesmo naquele momento em que eu estava muito calmo, continuei dizendo a mim mesmo que ainda tinha um longo caminho a percorrer. E isso me protegeu. Então, nunca se apegue aos seus bons sentimentos. Nunca diga a si mesmo que é um bom praticante ou que é um praticante perfeito. Continue voltando para a sua prática de uma maneira muito mais forte. O tempo todo. Toda vez. Esse seria o meu conselho.

As vezes você pode sentir preguiça ou mesmo adormecer durante a prática, e muitas vezes você se encontra muito distraído. No meu caso, quando percebo minhas distrações confesso ao Guru e às Três jóias e então prometo a mim mesmo que me concentrarei novamente e recuperarei o tempo que perdi. Com esse tipo de determinação, você pode encontrar mais paz em sua mente e estar cada vez mais presente.

Depois de anos e anos de prática, você pode dizer a si mesmo: “Talvez eu tenha feito uma boa prática de Shamatha dessa vez”. Acho que isso pode ser mais adequado do que tentar se sentir confortável no estágio inicial, o que realmente o atrasará. Então, na minha opinião, é importante nunca tentar sentir-se muito confortável no começo. Nunca diga a si mesmo que você foi bem ao final de uma prática. Sempre se concentre em sua prática. E sempre tente estar presente no processo.

E devagar e devagar, com o desejo de estar presente, o presente em si mesmo se torna um. É o que chamamos de Vipasyana. Praticar Shamatha é como se você tentasse estar no momento, reconhecendo seus pensamentos e vivendo em paz com a sua prática de visualização. As vezes você fica distraído com seus pensamentos novamente. Essa é a realidade de Shamatha. E não existe uma prática especial de Vipasyana. Vipasyana é o resultado da sua prática Shamatha. Quando você tem amor e compaixão para todos os seres sensíveis … Não importa se você pode ajudá-los ou não … Aplicar os métodos em você mesmo primeiro é importante…
Então, quando você recebe ensinamentos sobre meditação dos grandes mestres, lentamente e gradualmente pratique estar presente com a prática de Shamatha, então todos os resultados de todos os seus esforços no passado se mostrarão. E esteja muito presente ali na sua frente, e muito junto à clareza. Reconhecer a natureza da mente acontecerá naturalmente. E esse é o verdadeiro significado de Vipasyana.

Na verdade, as práticas de Shamatha e Vipasyana existem em todas as práticas. Se você faz uma prática de deidade, se você visualiza Tara verde ou Avalokitshvara, você faz Shamatha. Quando você dissolve a divindade, você está no processo de reconhecer Vipasyana, a conclusão da divindade. Esse é o treinamento para todos nós.

Para concluir, antes de tudo, esteja certo do que é Shamatha e Vipasyana. Em segundo lugar, gaste seu tempo o máximo possível para reconhecer sua cadeia de pensamentos. Quando você reconhece isso, você deve ser sincero com você e continuar praticando sem expectativas de se sentir confortável. Estes são os pontos principais. E então a Vipasyana pode ser realizada naturalmente. Quanto mais você se força a terminar a prática rapidamente, menos você poderá encontrar a qualidade da sua prática. Eu acho que isso é muito importante. Porque sempre estamos tanto no mundo do sofrimento… todos nós. Então queremos ter paz na mente o mais rápido possível. Tal desejo não é errado. Mas quando você pratica errado, pode-se ir para o caminho oposto, o caminho do ego. Por isso, penso que é importante para nós sermos pacientes, mas ao mesmo tempo colocar 100% dos nossos esforços. É o que eu quero compartilhar com vocês.”

Amor e respeito,
Kalu Rinpoche

 

Publicado originalmente na pagina do Facebook de Kalu Rinpoche, traduzido por Daniele Vargas.

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